terça-feira, 16 de junho de 2009

Atividade 2.7: Registro Digital da Experiência

Atividade: Criação de um blog
Título: Blogando com os alunos da 3001

Objetivos de aprendizagem:
Propiciar aos alunos da turma 3001, do CIEP 291, momento de criação de um blog com informações da comunidade, a fim de divulgar as ações culturais e pedagógicas desenvolvidas.


Etapas;
Conversa informal sobre a finalidade de um blog
Sensibilização ( sondagem dos alunos que possuem conhecimentos sobre blog, hipertexto, hiperlink etc)
sondagem sobre o interesse em criar um blog da turma
Levar os alunos interessados para o LIED
Divisão da turma em grupos
Informação sobre os passos para criação de um blog
Pesquisa sobre ações culturais e pedagógicas da comunidade que merecem destaques
Criação do blog
Divulgação do blog
Manutenção semanal do blog

Recursos:
Internet
Maquina digital
Filmadora
CD
DVD
Mídia impressa

Pré-requisitos:
Noções básicas de informática

Avaliação:
Durante o ano letivo o blog será supervisionado e alimentado com novas informações.

Conclusão:
De modo geral, os alunos conseguiram compreender a proposta da atividade apresentada e se mostraram motivados a colocá-la em prática. Percebemos que alguns alunos na turma ainda não dominam o uso do computador e portanto não tinham noção do tema tratado.
No momento de estabelecer hiperlinks, os alunos demonstraram dificuldades, porém ao explicar o procedimento, logo assimilaram o processo e a atividade está fluindo sem grandes problemas.
Ao pesquisarem atividades culturais da comunidade, os alunos se surpreenderam com notícias que para eles eram novidades.
Os alunos com maior domínio sobre a máquina ficam mais eufóricos para concluir a atividade e os demais participam oferecendo sugestões. Enquanto uns vão rascunhando suas propostas, outros pesquisam na internet e postam no blog.
Há momento em que as equipes se dispersam com outros assuntos na internet e precisamos fazer intervenções.
Em alguns momentos houve queda da conexão e os alunos ficaram inquietos.
Percebemos que ao se envolver em projetos como esse, o aluno torna-se mais responsável, sujeito ativo na construção do conhecimento. Ao pesquisar, estabelecer relações, sintetizar, descortina novas possibilidades frente ao aprendizado anterior.
Nós,enquanto dinamizadoras desse processo, também estamos construindo um novo conhecimento.
A atividade ainda está em fase de construção.

webliografia: www.mec.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário